Total de visualizações de página

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Merkel diz que "se o euro falha, a Europa falha"

A chanceler alemã, Angela Merkel, afirmou hoje que o fracasso do euro será o fracasso da Europa, apelando ao "compromisso", quando aumentam os receios de uma saída da Grécia da moeda única.

"Se o euro falha, a Europa falha", afirmou a chanceler que falava perante representantes do seu partido em Berlim, nas primeiras declarações que faz após o fracasso das negociações entre a Grécia e os credores.

"Se perdermos a capacidade de encontrar compromissos, então a Europa está perdida", disse a chanceler, que não pronunciou a palavra "Grécia" uma única vez.
Merkel recusou a ideia de "pôr de lado" os princípios que regem a Europa, reconheceu que os olhares do mundo estão centrados na União Europeia e afirmou: "Se não ficarmos unidos não conseguimos ser ouvidos pelo mundo".
Insistindo na "comunidade de valores" da Europa, Merkel defendeu que se deve "encontrar compromissos para todos os desafios" e elogiou o seu ministro das Finanças, Wolfgang Schäuble, pelos esforços nesse sentido.
O ministro das Finanças alemão adotou uma posição dura em relação à Grécia durante as negociações entre Atenas e os credores para se chegar a acordo quanto ao financiamento do país, em troca de reformas e cortes orçamentais.
Antes, o porta-voz da chanceler alemã, Steffen Seibert, assegurou que Merkel está "naturalmente" disposta a retomar o diálogo com o primeiro-ministro grego, Alexis Tsipras.
Ao longo do dia, a chanceler vai receber dirigentes partidários e parlamentares sobre este assunto, mas é "difícil" imaginar uma "viragem" nos próximos dias, disse Seibert.
Fonte: NM

Nenhum comentário: