Total de visualizações de página

domingo, 13 de dezembro de 2015

Choques: como evitá-los com um truque MUITO simpes

Cada vez que você toca em algo de metal, recebe um choque?
Carros, em particular, são um problema para aqueles de nós propensos a estática. Mas o que exatamente causa esses choques, e o que você pode fazer para impedi-los de acontecer?

Como evitar choques elétricos

Primeiro de tudo, você precisa entender como os choques funcionam. Quando a carga estática se acumula na superfície de um objeto que perdeu uma grande quantidade de elétrons, uma carga positiva se acumula. Até aqui, tudo bem, certo?
Usando um gerador de Van de Graaff confiável, é possível demonstrar como os elétrons saltam através do ar a partir de outro objeto para tentar restabelecer o equilíbrio.
E é aqui que as coisas ficam divertidas. Se você colocar uma bandeja de metal em cima do gerador, como no vídeo abaixo, ela vai assumir a mesma carga positiva porque é condutora. E quando o gerador é ligado, a bandeja voa como mágica, já que cargas iguais se repelem.
Ma se a bandeja fosse de isopor? Como isolante, não deveria voar. Mas a mesma coisa acontece. Por quê? Devido ao mesmo fenômeno que nos faz levar choques elétricos o tempo todo.

O “x” da questão!

Para acionar esse fenômeno, um evento violento tem que ocorrer para retirar elétrons de um material e levar para o outro, criando uma superfície positiva e outra negativamente carregada. Isso soa como algo complexo, mas pode acontecer em um movimento tão simples quanto escorregar para fora do banco do seu carro.
Ao longo do tempo, o excesso de elétrons no objeto carregado negativamente – neste caso, seu corpo – irá se dissipar no ar. Mas, particularmente quando as condições são frias e secas, ou se você tocar outra coisa muito rápido, os elétrons voarão para você criando – você adivinhou – choques.

Então, como impedir que isso aconteça?

Simples: é só impedir que os elétrons voem!
No carro, por exemplo, basta não se isolar. Quando você for sair do assento, faça o movimento segurando no metal exterior do carro. Os elétrons vão fluir do seu corpo para o carro e não criarão uma tensão suficiente para dar um choque dolorido em você. 
como nao levar choque carro
como nao levar choque carro
Obrigada, ciência!
Fonte: hypescience

Nenhum comentário: