Total de visualizações de página

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Fisco vai chamar cinco milhões para justificar faturas

E-fatura alarga controlo de declarações de IRS.



A partir deste ano, o Fisco irá chamar cerca de cinco milhões de pessoas para mostrarem e justificarem as despesas que apresentaram na declaração de IRS. Um número elevado em comparação com os anos anteriores, em que eram chamados apenas cerca de 200 mil.

A situação prende-se com o facto de a partir de agora só serem aceites como dedutíveis em IRS as despesas que tenham sido comunicadas à Autoridade Tributária.
O novo regime de declaração confere, assim, mais trabalho ao contribuinte, que terá também de validar todas as faturas pendentes no portal e-fatura e reclassificar as despesas que não correspondam à dedução correta, ou seja, colocar cada fatura na categoria certa.
Em relação a este último ponto, o Jornal de Notícias informa que as despesas referentes a saúde e educação, que até agora não estavam a ser aceites como tal no portal, vão passar a ter uma categoria própria, tendo porém de ser o contribuinte a colocá-las no local certo. Mas a funcionalidade só estará disponível de forma automática a partir de fevereiro do próximo ano.
O prazo para que todas as despesas sejam registadas no Portal das Finanças termina a 15 de fevereiro de 2016.
Fonte: NM

Nenhum comentário: