Total de visualizações de página

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Utensílios que não deve lavar na máquina da loiça

São muitos os lares que contam com a ajuda extra da máquina de lavar a loiça para as tarefas domésticas.



A máquina de lavar a loiça é uma excelente ajuda em casa mas há itens não devem ser lavados aqui – bem como outros que até pode não lavar na máquina mas deveria.

Como revela o El País, se não quer encurtar a vida útil de certos utensílios, o melhor é mesmo lavá-los à mão.  
1. Tetina do biberon. “Geralmente não se aconselha a que se lavem na máquina da loiça devido às altas temperaturas que alcançam e aos produtos que se utilizam”, explica Paola Crillo, diretora de produto da Suavinex. Tanto nos biberons como nas chupes devem ser utilizados os acessórios de esterilização e limpeza corretos para proteger os bebés de possíveis germes. Mas há uma exceção, como explicam os representantes da Philips: as tetinas de silicone “mais duradoras, muito resistentes, inodora e insípida, esterilizável e suscetível ao uso no micro-ondas e na máquina de lavar a loiça.”
2. Escovas de dentes. Ao contrário do que se possa ler online, os especialistas desaconselham vivamente que se lavem as escovas dos dentes na máquina de lavar a loia. “O calor e a humidade da máquina podem deteriorar os filamentos”, assegura o periodontista Xavier Calvo. Os especialistas recomendam que lave bem com água corrente a escova de dentes depois da utilização e que as deixe secar bem. Recomenda-se ainda que não tape a escova uma vez que pode favorecer o crescimento de bactérias.
3. Utensílios de madeira. Quanto a estes itens há algumas dúvidas, já que é preciso encontrar um equilíbrio entre a durabilidade do utensílio e a segurança alimentar. Se corta alimentos crus como carne ou peixe numa tábua de madeira, então justifica-se que a lave na máquina para conseguir eliminar as bactérias. Mas se quer evitar estragar a tábua também pode optar por utilizar um desinfetante.
4. Facas e tesouras. O especialista Daniel Moreno assegura que podem lavar as facas e tesouras na máquina mas que isso pode sair caro. Apesar de ser eficaz e mais cómodo, lavar estes utensílios na máquina encurta a sua durabilidade. As temperaturas e os produtos estragam os cabos e o facto de manter estes utensílios todos misturados no cesto dos talheres faz com que choquem durante a lavagem e se danifique o fio.
5. Recipientes de plástico. As altas temperaturas da água e os produtos abrasivos podem danificar os materiais mais frágeis. Ainda que estas embalagens sejam fabricadas com materiais cada vez mais resistentes e por isso possam ser lavadas na máquina, deve evitar-se uma vez que encurta a sua durabilidade.
Fonte: NM

Nenhum comentário: