Total de visualizações de página

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

25 maneiras (científicas) de buscar a felicidade

felicidade
Algumas pessoas parecem simplesmente derramar felicidade por onde passam: estão sempre sorrindo e se divertindo, deixando que as emoções e experiências negativas passem despercebidas. Se você acha que não há nenhuma maneira de ser assim também, está errado. Ninguém precisa estar feliz o tempo todo – isso talvez seja um problema, na verdade, mas a ciência prova que você tem o poder de mudar sua perspectiva em relação à vida. E não é difícil: a maioria das dicas são tão simples quanto abrir um sorriso de vez em quando.

Faça exercícios

O bombeamento constante de sangue libera endorfinas ao longo de todo o seu corpo, criando sentimentos de felicidade que combatem o mau humor. Estudos têm demonstrado que os exercícios podem ajudar a aliviar até mesmo sintomas da depressão. Qualquer atividade física conta – ciclismo indoor, yoga, dança – contanto que você sue a camisa. Mesmo uma caminhada de 20 a 30 minutos ajuda.

Relaxe, faça yoga

Quando você estiver com muita raiva, talvez seja bom separar um momento do dia e fluir através de uma saudação ao sol ou duas. A yoga pode ajudar a aliviar os sintomas depressivos, bem como a ansiedade, o que lhe permite desacelerar e se concentrar na sua respiração, em vez de suas preocupações, frustrações e problemas.

Coma folhas verdes

Folhas verdes escuras, tais como espinafre e couve, são ricas em ácido fólico, fornecendo 33% da dose diária recomendada. Este nutriente está ligado a uma diminuição do humor negativo e da depressão, porque ajuda a produzir dopamina no cérebro. Um estudo de 2012 descobriu que pessoas de meia-idade que consumiam mais ácido fólico tinham um menor risco de sintomas de depressão do que aqueles que comiam menos.

Tente fazer terapia cognitivo-comportamental

A terapia cognitivo-comportamental (TCC) é um tratamento comprovado para a depressão e ansiedade clínicas. Também pode ajudar alguém que simplesmente precisa aprender a combater os pensamentos negativos. A TCC ajuda os pacientes a reconhecer e, em seguida, reverter padrões de pensamento prejudiciais ao testar a sua validade e, em seguida, substituí-los por pensamentos positivos, deixando-os mais felizes, saudáveis ​​e de melhor humor.

Compre flores para si mesmo

Uma equipe de pesquisadores de Harvard descobriu que manter flores frescas em casa faz maravilhas. Elas mantêm afastados a ansiedade e o humor negativo. As pessoas no estudo também sentiam mais compaixão para com os outros e um impulso de energia e entusiasmo no trabalho.

Sorria

Você pode pensar que sorrir é uma reação ao fato de sentir felicidade, mas alguns pesquisadores sugerem que o inverso pode ser verdadeiro também: sorrir pode levar à alegria. O simples ato de sorrir, mesmo não sendo espontâneo, pode ajudar a ativar os centros de felicidade em seu cérebro, deixando-o com um humor melhor.

Ligue uma caixa de luz

A terapia da luz é um tratamento eficaz para o transtorno afetivo sazonal, mas os especialistas concordam que funciona para tratar sintomas de transtorno depressivo também. Está sentindo-se triste? Você pode ligar uma caixa de luz (aparelhos que imitam os comprimentos de onda de luz solar e são mais brilhantes do que as lâmpadas normais; emitem um feixe de pelo menos 10.000 lux, uma medida da intensidade da luz. Em comparação, a luz do sol varia de 32.000 a 100.000 lux em um dia médio). Deixe-a ligada de 30 minutos a uma hora quando você está pra baixo. Para sentir os seus efeitos completos, é bom usá-la como parte de uma rotina diária.

Abra as janelas

Se você não tem acesso a uma caixa de luz, o simples ato de deixar entrar alguma luz solar pode iluminar o seu humor e trazer felicidade. Quando o seu espaço de trabalho ou sala de estar fica mais brilhante, você tende a se sentir mais feliz também.

Vá para fora

Começando a se sentir para baixo? Ponha a cabeça para fora para absorver um pouco de sol. O corpo humano produz vitamina D quando exposto aos raios do sol, e as pesquisas sugerem que as pessoas que são deficientes nesta vitamina estão mais propensas a ficar deprimidas, ansiosas e cansadas. Passeie no sol por 20 a 25 minutos para iluminar o seu humor da forma mais natural possível.

Coma alguns cogumelos

Cogumelos são uma fonte surpreendente de vitamina D. Eles são a única fonte vegetal de vitamina D natural. Alimentos que contenham vitamina D dão um impulso de serotonina no cérebro, colocando-o em um humor melhor.

Medite

Boa notícia: a meditação é uma espécie de aniquiladora comprovada do estresse, sem efeitos secundários nocivos. Estudos têm mostrado que seus benefícios vão desde a redução da dor e da pressão arterial até um aumento na libido. A melhor parte? Meditar libera substâncias químicas “felizes” no cérebro – serotonina, dopamina e endorfina -, as quais trabalham juntas para nos deixar mais bem humorados. Se você não sabe por onde começar, tente uma meditação guiada para começar a sua manhã.

Cheire laranjas

Aromas cítricos, como os que são emanados por laranjas e limões, desencadeiam reações químicas positivas em seu cérebro, bem como trabalham para aliviar o estresse. Se você quiser se sentir para cima, use algumas gotas de óleo de essência cítrica em seus pontos de pressão. Você também pode misturar o perfume com um aroma floral como o jasmim para aumentar os efeitos positivos.

Coma carboidratos no lanche da tarde

Sabe aquela queda de humor na parte da tarde que nos atinge justamente no pior momento? Bem, acontece que comer pode ser o caminho para uma tarde mais feliz e energizada, através da ingestão de carboidratos. Durante anos temos ouvido que devemos evitar carboidratos, mas, na realidade, uma dieta com poucos carboidratos pode nos fazer sentir tristes e estressados. Carboidratos impulsionam reações químicas que aumentam o humor no cérebro. Obviamente, o mais recomendado é se concentrar em fontes de grãos integrais saudáveis ​​em vez de carboidratos refinados para colher os benefícios. Cerca de 25 a 30 gramas durante a tarde já são suficientes para nos animar.

Brinque com seu animal de estimação

Ter um cão ou um gato pode melhorar seriamente a sua qualidade de vida. Seu entusiasmo ao ver você chegar em casa e a sua lealdade inabalável os tornam grandes companheiros. Há uma série de razões pelas quais animais de estimação melhoram sua saúde, mas eles também podem reverter nosso mau humor e nos tornar mais felizes a qualquer momento. Um estudo descobriu que acariciar um cão por apenas 15 minutos libera serotonina, prolactina e ocitocina – hormônios que melhoram o humor, enquanto reduz o cortisol, o hormônio do estresse.

Faça mini pausas no trabalho

Pesquisas mostram que as pessoas que optam por pausas rápidas durante sua jornada de trabalho para assistir a vídeos engraçados online obtêm uma recompensa emocional alta e relatam se sentir mais enérgicas e felizes, com menos emoções negativas. Fazer mini pausas não vai apenas melhorar a sua saúde mental em geral; esta é uma maneira fácil de se livrar de um mau humor em menos de um minuto – além disso, você pode obter um aumento no metabolismo, também.

Adicione açafrão à sua refeição

O composto ativo no açafrão, a curcumina, tem qualidades antidepressivas naturais. Você pode adicionar açafrão nas suas refeições também por causa de seus vastos benefícios para a saúde de todo o corpo, como diminuir os efeitos da artrite reumatóide, osteoartrite e outras condições inflamatórias, bem como lutar contra a doença de Alzheimer e a diabetes. Os estudos em animais também têm ligado a curcumina a um aumento da serotonina e dopamina, por isso é uma poderosa forma de impulsionar o seu humor.

Escute música…

Alguma vez você já ouviu uma canção no rádio que te deixou se sentindo bem? Ou já devorou um CD velho só para encontrar uma enxurrada de lembranças felizes fluindo de volta? Bem, isso é devido ao fato de que a música é um reforço para a melhora do nosso estado de espírito. Ela libera a dopamina no nosso sistema e traz nostalgia.

…E cante junto

Você também pode ficar feliz ao cantar. Pesquisadores da Universidade de Manchester, na Inglaterra, descobriram que um pequeno órgão no ouvido interno (chamado sacculus) é conectado a uma parte do seu cérebro que registra o prazer. O sacculus registra notas de frequências que estão associadas a cantar quase que instantaneamente, dando-lhe um sentimento aconchegante. Então vá em frente e cante no chuveiro, em seu carro ou em um palco de karaokê.

Coma chocolate

Você pode nem sequer precisar de uma desculpa para comer mais chocolate, mas aqui vai uma mesmo assim: isso nos faz mais felizes. Chocolate contém triptofano, que aumenta a produção de serotonina no cérebro, levando a um melhor humor. Este truque também funciona com outros alimentos que contêm triptofano, tais como aves e ovos.

Beba café

Este impulso de energia matinal funciona como um energizador do nosso estado de espírito. Um estudo da Universidade de Harvard descobriu que as mulheres que bebiam pelo menos duas xícaras de café regularmente tinham um risco 15% menor de depressão do que as mulheres que não bebiam. Basta ter em mente que bebidas com café podem ter toneladas de açúcar e calorias ocultas. É melhor ficar com um bom e simples café preto (e um pouco de leite desnatado).

Beba um pouco de chá verde

O chá verde já possui um currículo invejável de benefícios à saúde. Graças aos polifenóis que contém, ajuda na perda de peso, aumentando o metabolismo, bem como proporcionando uma redução do risco de doença cardíaca, pressão arterial elevada, certos tipos de câncer e osteoporose. Mas como ele influencia a nossa felicidade? O chá verde também está relacionado com a redução dos níveis de estresse. Um estudo descobriu que as pessoas que bebiam cinco ou mais xícaras de chá verde por dia apresentavam um nível 20% inferior de estresse do que aquelas que bebiam menos de um.

Invista nas suas conexões humanas

Ponha o seu smartphone de lado e se afaste um pouco de sua tela de computador. Se você quiser sentir felicidade rápido, procure um amigo ou membro da família para algum alívio. Um estudo da Universidade da Carolina do Norte, nos EUA, descobriu que o toque humano libera os hormônios da felicidade, como a serotonina, bem como reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca, fazendo você se sentir mais relaxado.

Consuma gorduras saudáveis

Pesquisas sugerem que o teor de gordura do abacate é o motivo pelo qual ele melhora o nosso humor quando o comemos. Isto porque a gordura retarda a digestão e equilibra os níveis de açúcar no sangue, deixando-nos mais calmos e satisfeitos. Então vá em frente e coma abacate ou nozes da próxima vez que estiver se sentindo ansioso.

Coma mais salmão

Os peixes gordurosos, como o salmão, são ricos em ácidos graxos ômega-3, que podem ajudar a evitar a depressão (ômega-3 também está presentes no abacate e nas nozes, assim como na carne e no frango alimentados com capim). Isso acontece porque eles ajudam a manter a função cerebral nas áreas que regulam o humor e a emoção – um estudo descobriu que mulheres que comiam peixe duas vezes por semana tinham um risco 25% menor de depressão do que as mulheres que comiam com menos frequência. Se você não gosta de comer peixe, tente suplementos de óleo de peixe com ômega-3 em vez disso.

Prove a erva de São João

Este suplemento de ervas é à base de plantas bem estudadas para combater a depressão. Pesquisas mostram que pode ser tão benéfico quanto antidepressivos no tratamento de condições não graves. Mas cuidado: embora algo natural possa parecer garantia de saúde, a erva de São João já teve registros de interações medicamentosas graves, incluindo a redução na eficácia do controle de natalidade. Além disso, quando tomada em conjunto com antidepressivos, o suplemento pode criar altos níveis de serotonina, que podem levar a problemas cardíacos. Portanto, antes de tentar, certifique-se com o seu médico de que é uma boa escolha para você. 
Fonte: hypescience

Nenhum comentário: