Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Levin, o menino que foi salvo por um gorila, 30 anos depois

Ficou internacionalmente conhecido quando há 30 anos caiu dentro da jaula dos gorilas, num jardim zoológico.

Jersey, Canal da Mancha
Quando, a 30 de agosto de 1986, um menino de cinco anos ficou inconsciente ao cair dentro do espaço de clausura dos gorilas, no jardim zoológico de Jersey (agora Parque Selvagem Durrell), todos os que assistiram ficaram em estado de choque. Não se sabia o que poderia acontecer a seguir.
Os momentos que se sucederam acabaram por correr mundo. Um gorila chamado Jambo aproximou-se de Levan Merritt e, depois de lhe tocar suavemente para ver se se mexia, deixou-se estar perto do menino, como que a protegê-lo dos outros gorilas.
Pouco depois Levin recuperou a consciência e começou a chorar. A família gritava, desesperada, para que permanecesse quieto mas os seus movimentos acabaram por assustar os animais, que se recolheram. No entanto, um gorila jovem voltou a aproximar-se, levando os primeiros socorros a saltar para dentro da jaula.
As filmagens do momento foram divulgadas em massa, num altura em que o conceito de viral ainda era inexistente, e levaram tanto Jambo como Levan a tornarem-se ‘figuras públicas’ muito rapidamente.
O incidente acabou mesmo por mudar a vida de Levan, que recordou em entrevista ao Daily Mail como sofreu bullying na escola, quando o começaram a chamar de ‘Tarzan’ e ‘rapaz gorila’, mas também como criou uma relação muito especial com os animais.
Levan foi quem inaugurou uma estátua em honra de Jambo, quando este faleceu, em 1992. Agora, conforme indica à publicação, sonha em levar os próprios filhos ao zoológico de Jersey, no Canal da Mancha.
Fonte: NM

Nenhum comentário: