Total de visualizações de página

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

A mala preta que está sempre perto do Presidente dos Estados Unidos

Não é uma mala misteriosa, porque toda a gente sabe que existe. O cinema não se cansa de a referir nos inúmeros casos de crise mundial. Saiba mais sobre a 'Football', a mala que segue o Presidente dos Estados Unidos para todo o lado.

O Presidente dos Estados Unidos, chefe máximo de uma potência mundial, encerra no seu cargo uma responsabilidade que não é estendida a muitos líderes. Numa situação de crise séria, uma hesitação, uma delonga de minutos pode ter consequências dramáticas.
É por essa mesma razão que o POTUS (President of The United States – Presidente dos Estados Unidos) carrega sempre consigo, através da sua equipa de segurança mais próxima, uma mala preta denominada de ‘Football’ nuclear ou ‘Football’ atómica, como diz a Wikipédia.
Esta mala serve, de acordo com o Business Insider, para ser transportada junto com o Presidente – neste caso, Barack Obama - quando este está afastado de centros de comando norte-americanos, como a ‘Situation Room’ (sala dedica a situações de emergência) da Casa Branca.
O que há dentro desta mala? Não é um único botão vermelho que pode aniquilar populações inteiras, como a 7.ª Arte parece querer insistir. Bill Gulley, antigo responsável pelo destacamento militar da Casa Branca, descreveu o seu conteúdo, para além dos códigos para desbloquear o armamento nuclear, de acordo com a própria Casa Branca.
Um documento de 75 páginas sobre procedimentos de retaliação nuclear, impresso a tinta preta e vermelha; uma lista com todos os lugares secretos onde o POTUS pode ser abrigado em situações de crise; uma pasta com 10 páginas de instruções a seguir para utilizar o Sistema de Comunicação de Emergência, um mecanismo para falar com os cidadãos americanos em situações de crise e um cartão com códigos de autenticação.
O Museu Nacional de História Americana tem uma destas malas mais antigas em exposição. Sublinhe-se que já são usadas desde o Presidente John F. Kennedy.
Fonte: NM


Nenhum comentário: