Total de visualizações de página

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Morreu arquiteto e designer checo Borek Sipek

O designer checo Borek Sipek, grande figura do vidro e arquiteto oficial do Castelo de Praga sob a presidência de Vaclav Havel, morreu hoje aos 66 anos, anunciou a agência de notícias CTK.

Grande artista do vidro, Sipek também criou móveis e talheres, bem como peças em cristal e em prata, para coleções de grandes marcas, nomeadamente, Driade, Alessi, Sawaya& Moroni em Itália, a Sèvres em France, ou a Val Saint-Lambert na Bélgica.
Algumas das suas obras podem ser encontradas nas casas de Bill Clinton, Jacques Chirac, Mick Jagger, Bob Dylan ou Karl Lagerfeld.
Nascido a 14 de junho de 1949 em Praga, Sipek abandonou o seu país rumo à Alemanha após a invasão daa Checoslováquia pelas forças do Pacto de Varsóvia, em 1968.
Abriu um estúdio em Amesterdão em 1983 antes de regressar ao seu país natal para servir de arquiteto ao presidente Vaclav Havel, entre 1992 e 2002.
Em 1994, Sipek foi cofundador da vidraria Ajeto, que fabricou, nomeadamente, os componentes em vidro para os lustres do metro do Dubai.
Fonte: NM


Nenhum comentário: