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terça-feira, 16 de fevereiro de 2016

Os erros no currículo que o podem afastar do emprego ideal

Especialista explica como evitar que descartem o seu currículo ainda antes da entrevista.

O mercado de trabalho é mito competitivo e são inúmeros os currículos descartado ao primeiro olhar.
A coach de carreira e consultora em Recursos Humanos, Ana Lisboa explica que o currículo pode ser o primeiro passo para passar uma boa impressão aos recrutadores. “Muita gente acredita que não tem as capacidades necessárias, quando na verdade, o erro pode estar no currículo apresentado”, explica.
Confira os sete erros graves entre os mais comuns:
1. Usar a terceira pessoa do plural. “Dizer ‘eles fizeram’ ou ‘realizaram’ não faz sentido, porque o currículo é pessoal e refere- se exclusivamente à experiência do candidato”, destaca Ana.
2. Empregos registados. Muitos candidatos colocam no currículo apenas os empregos oficiais. Se fez algum estágio ou trabalho sem remuneração, por exemplo, coloque-o na mesmo no currículo. “Toda a experiência é importante”, destaca a coach.
3. Não colocar os objetivos. Considerado um dos grandes ‘pecados’ do currículo mal preparado, o objetivo profissional deve ser sempre colocado. “É preciso deixar claro qual função e área deseja ocupar”, esclarece Ana Lisboa. Se estiver à procura de emprego em diferentes funções, tenha um currículo diferente para cada uma, destaca.
4. Erros ortográficos ou gramaticais. A coach destaca que os erros ortográficos são “imperdoáveis” no currículo. Isso “demonstra que o documento foi feito sem muito cuidado, o que faz o recrutador questionar se o candidato está realmente preocupado em conseguir um emprego”.
5. Muitas páginas. Geralmente os currículos não devem ter mais de duas páginas.
6. Esquecer-se de formatar o texto. Texto justificado, tópicos a negrito e uma letra sóbria são algumas das formas de deixar o currículo apresentável.
7. Telefone. A especialista destaca que muitas pessoas não indicam o telefone correto no currículo. Pode parecer básico mas é essencial incluir um contacto que possa atender ou a partir do qual outra pessoa possa dar o recado da empresa, caso seja contactado.
Fonte: NM


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