Total de visualizações de página

domingo, 14 de fevereiro de 2016

Rússia proíbe circulação de camiões ucranianos

O Ministério dos Transportes da Rússia proibiu hoje com efeito imediato a entrada e circulação de camiões ucranianos em território russo, em resposta a um bloqueio de centenas de camiões russos no país vizinho.

"A medida vai manter-se em vigor até que a parte ucraniana resolva a situação de bloqueio de transportes de carga em território da Ucrânia", refere um comunicado das autoridades russas.
Mais de cem camiões russos que se deslocam entre a União Europeia e a Rússia estão bloqueados por grupos de cidadãos ucranianos desde há três dias, segundo as autoridades de Moscovo. Outros 500 camiões estão retidos em fronteiras entre a UE e a Ucrânia.
"Isto acontece quando só entre 11 e 12 de fevereiro, 1.038 camiões ucranianos entraram ou saíram sem qualquer entrave do nosso país", apontou o Ministério dos Transportes russo.
O bloqueio e retenção de camiões russos na Ucrânia "é uma grave violação do acordo entre os governos da Rússia e da Ucrânia (...) que obriga as partes a garantirem o trânsito" do transporte de carga.

As relações entre a Rússia e a Ucrânia atravessam o pior momento da sua história, depois da anexação da península da Crimeia por Moscovo e da rebelião pró-russa no leste da Ucrânia, um movimento separatista que conta com o apoio do Kremlin.
Fonte: NM

Nenhum comentário: